sábado, 27 de abril de 2013

A prática docente junto as novas tenologias

 
O professor deverá se adequar ao novo formato, para aplicar o conteúdo com segurança e qualidade. Pois nesta nova atualidade dependemos e muito dessa habilidade, conhecimentos, desenvolvimentos, crescimento, aceitação, compreensão, atitudes e colocações.
Apropriamo-nos, aqui das palavras de Umberto Eco (1996) quando diz que “nós precisamos de forma nova de competência crítica, uma arte ainda desconhecida de seleção e de codificação da informação em resumo uma sabedoria nova".
As novas tecnologias da informação e da comunicação (NTICS) articulam varias formas eletrônicas de armazenamentos, tratamento difusão da informação. Na velocidade das alterações no universo informacional cria a necessidade de permanente atualização do homem para acompanhar essas mudanças.
Há todos instantes novos produtos diferenciados e sofisticados-telefones, celulares, fax, softwares, vídeos, computador multimídia, internet, televisão interativa, realidade virtual, vídeo game são criados. Esses produtos, no entanto, não são acessíveis a todas as pessoas, pelos seus altos preços e necessidades de conhecimentos específicos para sua utilização.
 Para que todos possam ter informações é preciso um grande esforço educacional geral. O atual estágio dessas “sociedades tecnológica”, baseado nas possibilidades de articulação caracteriza-se também pela articulação global do mercado econômico mundial.
 
 
 
 

3 comentários:

  1. A prática do docente em relação as novas, tecnologias precisa avaliar de que forma aplicar esse novo formato. No ensino atual pois para quase tudo utilizamos a tecnologia moderna.

    ResponderExcluir
  2. Ao conjunto de conhecimentos e princípios científicos que se aplicam em determinado tipo de atividades nós chamamos de "tecnologia" nas atividades cotidiana lidamos com vários tipos de tecnologias. As maneiras, aos jeitos ou as habilidades especiais de lidar com cada tipo de tecnologia. muitos dos equipamentos e produtos que utilizamos em nosso cotidiano não são notados como tecnologias.Alguns invadem nosso corpo,como próteses, alimentos e medicamentos. Óculos, dentaduras comidas e bebidas industrializadas, vitaminas e outros tipos de medicamentos são produtos resultantes da sofisticação tecnológicas. Elas integram nosso cotidiano e já não sabemos viver sem fazer uso delas. Por outro lado acostumamos tanto com uma série enorme de produtos e equipamentos tecnológicos que os alunos acham quase naturais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essas novas possibilidades tecnológicas não alteram apenas nossa vida cotidiana. Aos conhecimentos teóricos eram apresentadas gradativamente as crianças após o ingresso nas instituições formais de ensino. O espaço e o tempo de ensinar eram determinados “ir à escola” representava um movimento, um deslocamento até a instituição designada pra a tarefa de ensinar e aprender.
      Com as velozes transformações tecnológicas da atualidade impõe novos ritmos e dimensões a tarefa de ensinar e aprender. È preciso estar em permanente estado de aprendizagem e de adaptação ao novo. Alem disso, múltiplas são as agencias que apresentam informações e conhecimento a que se pode ter acesso. Na realidade, o que se desloca é a informação, seguindo o pensamento de Virílio (1993). E se deslocar em dois sentidos o primeiro o da capacidade física, em tempo real, sendo possível acessá-las por meio das tecnologias mediáticas de ultima geração.
      O segundo, por sua alteração constante, pelas informações permanentes, por sua temporalidade intensiva e fugaz. “Essa“explosão de informação” como diz Galvão (1997), se de um lado, presta-se” a crias meias cada vez mais eficientes para o armazenamento e a circulação instantânea de informação, de outro, desenvolver softwares e programas de busca e de filtro que nos ajudam a administrar um espaço que já beira o infinito”.

      Excluir

Olá! seja bem vindo à feira de saberes, pode chegar meu amigo, tá fresquinho!!!