Hoje começamos nosso Blog Feira de Saberes.
Nem começamos e já estamos cheios de conhecimentos novos! O principal deles - que causou comoção generalizada - foi aprender como mexer no Blog.
Somos todos professores ou futuros professores e estamos ansiosos em como lidar com essa ferramenta.
A ansiedade e as falas: "Não entendi!", "Como faço isso?", "E agora"? dominam o ambiente.
Não posso deixar de imaginar o medo de professores, que como eu, não sabem lidar com essa ferramenta tendo de lidar com alunos que cotidianamente utilizam o Blog para falar de suas vidas pessoais.
É preciso assumir e respeitar que o professor não sabe tudo, se não, corremos o risco de ficarmos reféns de concepções educacionais que não cabem mais. Aceitar isso pode ajudar a reduzir a ansiedade e o stress do dia a dia da sala de aula.
Os cursos de formação de professores, de maneira geral, mostram a necessidade de o professor lidar com novas ferramentas que atraiam o aluno que entra na Faculdade. Mas como fazer isso? O Blog seria um caminho? Qual o grau de ludicidade que ferramentas como o Blog podem promover?
Estou aprendendo a mexer com essa ferramenta com as alunas que têm mais experiência com isso.
Esta é a profissão docente: poder aprender cada dia mais e poder se manter jovem com os alunos.
Por que não aproveitar essa oportunidade?
Feira de Saberes é um projeto da turma de pós graduação em Formação de Professores para o nível Superior da Faculdade Sumaré, sob orientação da Professora Roberta Messias. Sejam bem vindos
sábado, 27 de abril de 2013
Iniciando o Feira de Saberes
Marcadores:
Condições de Trabalho,
Formação de Professores,
Lúdico na Educação,
O aluno,
Prática Docente,
TI e Educação,
Transdisciplinaridade
Assinar:
Postar comentários (Atom)
A possibilidade em si de desenvolver esta atividade, já nos envolve com muita alegria de que a prática docente está mudada e aberta as novas atitudes, aos novos saberes, ao novo mundo que abraça os novos professores e também aos antigos num suave convite para a dança dos novos tempos. Ter você como mestre Professora Roberta, é um presente! A experiência deste blog é e será para todos nós muito especial.
ResponderExcluir