quinta-feira, 2 de maio de 2013

Aluno digital



Hoje, é quase impossível ir a algum lugar e nesse lugar não ter um computador, um celular ou algum outro dispositivo eletrônico. Agora, pense em como era o mundo há 20 anos, era quase impossível ir a algum lugar e lá ter algum computador ou um celular, o que encontrávamos era uma máquina de escrever e às vezes um telefone. Naquela época as crianças brincavam de amarelinha, empinar pipa, esconde-esconde, pega-pega, rouba-bandeira e outras brincadeiras. A criança de antigamente era considerada um mini ser, que não tinha opinião, ela seguia e tinha que cumprir aquilo que os pais ou professores mandavam.

Hoje as crianças têm uma nova realidade, são os chamados nativos digitais, as suas brincadeiras são outras, elas jogam no celular, conversam com seus amigos e parentes pelo MSN, seguem seus conhecidos pelo Twitter, curtem seus colegas no Facebook e fazem seus trabalhos pelo computador.
Essas crianças de hoje são os nossos alunos, que não vêm para a escola com a “cabeça vazia”, eles já vem cheios de informação e com seus costumes, todo esse acesso a informação e toda essa tecnologia faz parte do dia a dia, faz parte delas.

O atual método de ensino, infelizmente não está evoluindo junto com as gerações, ainda são usadas ferramentas que eram usadas há 20 anos, quando o “público” era outro. Por que não adequar o ensino a realidade atual, por que não deixar a aula mais atrativa, por que não criar mecanismo que sejam atrativos para o aluno e assim despertar a curiosidade dele para aprender com as coisas do seu dia a dia?

Nessa época digital, o professor precisa se adaptar a esse mundo dos nativos digitais e se tornar um imigrante digital e parar de punir aquele aluno que usa o celular em sala de aula e passar a analisar o porquê do uso do celular. Pode ser, que enquanto o professor está explicando a matéria e falando sobre o livro que ele irá utilizar, aquele aluno esteja lendo informações e resumos detalhados sobre o livro, consultando comunidades com fóruns de discussões sobre esse livro e depois disso esteja vendo o vídeo com adaptações desse mesmo livro, mas o professor prefere punir, ele não percebe que o modo que o aluno está fazendo é mais atrativo, seria muito mais interessante se ele usasse essa tecnologia desse aluno e disponibilizasse a aula do modo que o aluno está vendo, pois ela já está adaptada a realidade do aluno, já faz parte do cotidiano dele.

É uma pena que a grande parte dos professores não está apta a adaptar as suas aulas a realidade dos nossos nativos digitais, mas precisamos mudar essa realidade e capacitar esses professores para que haja um melhor processo de aprendizagem dos nossos alunos de hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! seja bem vindo à feira de saberes, pode chegar meu amigo, tá fresquinho!!!