Hoje,
é quase impossível ir a algum lugar e nesse lugar não ter um computador, um
celular ou algum outro dispositivo eletrônico. Agora, pense em como era o mundo
há 20 anos, era quase impossível ir a algum lugar e lá ter algum computador ou
um celular, o que encontrávamos era uma máquina de escrever e às vezes um
telefone. Naquela época as crianças brincavam de amarelinha, empinar pipa,
esconde-esconde, pega-pega, rouba-bandeira e outras brincadeiras. A criança de
antigamente era considerada um mini ser, que não tinha opinião, ela seguia e
tinha que cumprir aquilo que os pais ou professores mandavam.
Hoje
as crianças têm uma nova realidade, são os chamados nativos digitais, as suas
brincadeiras são outras, elas jogam no celular, conversam com seus amigos e
parentes pelo MSN, seguem seus conhecidos pelo Twitter, curtem seus colegas no
Facebook e fazem seus trabalhos pelo computador.
Essas
crianças de hoje são os nossos alunos, que não vêm para a escola com a “cabeça
vazia”, eles já vem cheios de informação e com seus costumes, todo esse acesso
a informação e toda essa tecnologia faz parte do dia a dia, faz parte delas.
O
atual método de ensino, infelizmente não está evoluindo junto com as gerações,
ainda são usadas ferramentas que eram usadas há 20 anos, quando o “público” era
outro. Por que não adequar o ensino a realidade atual, por que não deixar a
aula mais atrativa, por que não criar mecanismo que sejam atrativos para o
aluno e assim despertar a curiosidade dele para aprender com as coisas do seu
dia a dia?
Nessa
época digital, o professor precisa se adaptar a esse mundo dos nativos digitais
e se tornar um imigrante digital e parar de punir aquele aluno que usa o
celular em sala de aula e passar a analisar o porquê do uso do celular. Pode
ser, que enquanto o professor está explicando a matéria e falando sobre o livro
que ele irá utilizar, aquele aluno esteja lendo informações e resumos
detalhados sobre o livro, consultando comunidades com fóruns de discussões
sobre esse livro e depois disso esteja vendo o vídeo com adaptações desse mesmo
livro, mas o professor prefere punir, ele não percebe que o modo que o aluno
está fazendo é mais atrativo, seria muito mais interessante se ele usasse essa
tecnologia desse aluno e disponibilizasse a aula do modo que o aluno está
vendo, pois ela já está adaptada a realidade do aluno, já faz parte do
cotidiano dele.
É
uma pena que a grande parte dos professores não está apta a adaptar as suas
aulas a realidade dos nossos nativos digitais, mas precisamos mudar essa
realidade e capacitar esses professores para que haja um melhor processo de aprendizagem
dos nossos alunos de hoje.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá! seja bem vindo à feira de saberes, pode chegar meu amigo, tá fresquinho!!!