O
Ensino e a aprendizagem estão diretamente relacionados, mas o processo de
ensinar e o processo de aprender possuem significados diferentes.
Ensino
está ligado ao professor, conduzindo as informações e nas suas habilidades para
o ensino. Alguém pode ensinar algo, mas não quer dizer que o aluno recebeu a
informação de forma correta.
Aprender
está ligado ao aluno recebendo as informações e nas suas possibilidades de
aprendizagem. Quando o alguém aprender, quer dizer que ele recebeu a informação
da forma correta e conseguiu processar aquela informação.
Por
isso é muito mais importante que as escolas tenham como prioridade na
aprendizagem do aluno, buscando meios para que os alunos aprendam, do que no
ensino modo que os seus professores vão ensinar.
O
professor tem que lidar com a aprendizagem do aluno de forma que esse aluno
seja capaz de aprender a compreender aquilo que lhe foi passado e que esse
conteúdo ou essa forma de ensinar traga valores ao aluno, que faça com que o
aluno mude suas atitudes e crie habilidades para lidar com aquilo que aprendeu.
Para
que o aluno aprenda, é preciso que a aprendizagem seja significativa, que esteja
relacionado com algo que o aluno tenha experiência, é necessário formular
problemas que o interessem, que esteja ligado a sua vida pessoal ou profissional,
de modo que ele possa transferir aquilo que aprendeu para situações da vida, ou
o contrário, trazer situações da vida para aquilo que está aprendendo.
Dessa
forma, a aprendizagem passa a ter “um sentido” e ficará mais significativa
ficando assim, muito mais duradoura na memória desse aluno.
Além
disso, é preciso que haja um bom relacionamento entre o aluno e o professor e
ambos forneçam feedback para que tanto o aluno quanto o professor possam acompanhar
como está o processo de aprendizagem, corrigindo e reformulando se necessário.
Concluindo,
na minha opinão, o professor deve colocar o aluno com o sujeito e quem deve ser o centro é o
aluno e não o professor. O professor não tem como principal papel a função de ensinar,
ele tem como função ser um mediador que ajuda o aluno a aprender, buscando
dentre as diversas possibilidades aquela que é a melhor estratégia para
utilizar com seus alunos, que desperta a curiosidade e que traz a alegria de
pensar para a cabeça de cada um deles.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá! seja bem vindo à feira de saberes, pode chegar meu amigo, tá fresquinho!!!