quinta-feira, 2 de maio de 2013

Focar no ensino ou na aprendizagem? Qual é o correto?



O Ensino e a aprendizagem estão diretamente relacionados, mas o processo de ensinar e o processo de aprender possuem significados diferentes.

Ensino está ligado ao professor, conduzindo as informações e nas suas habilidades para o ensino. Alguém pode ensinar algo, mas não quer dizer que o aluno recebeu a informação de forma correta.

Aprender está ligado ao aluno recebendo as informações e nas suas possibilidades de aprendizagem. Quando o alguém aprender, quer dizer que ele recebeu a informação da forma correta e conseguiu processar aquela informação.

Por isso é muito mais importante que as escolas tenham como prioridade na aprendizagem do aluno, buscando meios para que os alunos aprendam, do que no ensino modo que os seus professores vão ensinar.

O professor tem que lidar com a aprendizagem do aluno de forma que esse aluno seja capaz de aprender a compreender aquilo que lhe foi passado e que esse conteúdo ou essa forma de ensinar traga valores ao aluno, que faça com que o aluno mude suas atitudes e crie habilidades para lidar com aquilo que aprendeu.

Para que o aluno aprenda, é preciso que a aprendizagem seja significativa, que esteja relacionado com algo que o aluno tenha experiência, é necessário formular problemas que o interessem, que esteja ligado a sua vida pessoal ou profissional, de modo que ele possa transferir aquilo que aprendeu para situações da vida, ou o contrário, trazer situações da vida para aquilo que está aprendendo.

Dessa forma, a aprendizagem passa a ter “um sentido” e ficará mais significativa ficando assim, muito mais duradoura na memória desse aluno.
Além disso, é preciso que haja um bom relacionamento entre o aluno e o professor e ambos forneçam feedback para que tanto o aluno quanto o professor possam acompanhar como está o processo de aprendizagem, corrigindo e reformulando se necessário.

Concluindo, na minha opinão, o professor deve colocar o aluno com o sujeito e quem deve ser o centro é o aluno e não o professor. O professor não tem como principal papel a função de ensinar, ele tem como função ser um mediador que ajuda o aluno a aprender, buscando dentre as diversas possibilidades aquela que é a melhor estratégia para utilizar com seus alunos, que desperta a curiosidade e que traz a alegria de pensar para a cabeça de cada um deles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! seja bem vindo à feira de saberes, pode chegar meu amigo, tá fresquinho!!!