Sem a clareza do objetivo das estratégias de ensino-aprendizagem,
professores e alunos vivenciam intuitivamente práticas de ensino que podem
tanto estimular, promover, gerar avanço e crescimento, quanto podem
desestimular e impedir o avanço e crescimento do sujeito que aprende.
Segundo Anastasiou e Alves (2009), muitas instituições de educação superior
estão realizando novas propostas pedagógicas, redirecionando o papel dos alunos
e dos professores no processo ensino e aprendizagem.
O aluno passa a ser sujeito do seu processo de aprendizagem e o
professor, mediador das relações entre seu aluno e o novo conhecimento. Alunos
e professores com o mesmo compromisso de realizar a conquista do conhecimento.
Atualmente a preparação do aluno do ensino superior tem requerido muito
mais do que acúmulo de informações, dada a realidade com a qual se defronta na sociedade.
Dificilmente as situações demandam ou são satisfeitas com soluções
lineares, definitivas ou já elaboradas. Pelo contrário, se colocam como
desafiadoras de raciocínios, tomadas de decisão, solução de problemas, exigindo
flexibilidade, análises por diferentes ângulos, relações, seleções etc.
Portanto, exige uma mudança na postura do professor, articulada com o
projeto pedagógico da Instituição frente à demanda exigida pelo momento
histórico-social vivido.
Ou
seja, práticas pedagógicas que levem em consideração o conhecimento do objeto,
o conhecimento dos saberes dos alunos e da didática.
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Olá! seja bem vindo à feira de saberes, pode chegar meu amigo, tá fresquinho!!!