segunda-feira, 13 de maio de 2013

“Estratégias de ensino-aprendizagem no Ensino Superior” como parte de novas propostas pedagógicas que facilitarão à construção do conhecimento


Sem a clareza do objetivo das estratégias de ensino-aprendizagem, professores e alunos vivenciam intuitivamente práticas de ensino que podem tanto estimular, promover, gerar avanço e crescimento, quanto podem desestimular e impedir o avanço e crescimento do sujeito que aprende.
Segundo Anastasiou e Alves (2009), muitas instituições de educação superior estão realizando novas propostas pedagógicas, redirecionando o papel dos alunos e dos professores no processo ensino e aprendizagem.
O aluno passa a ser sujeito do seu processo de aprendizagem e o professor, mediador das relações entre seu aluno e o novo conhecimento. Alunos e professores com o mesmo compromisso de realizar a conquista do conhecimento.
Atualmente a preparação do aluno do ensino superior tem requerido muito mais do que acúmulo de informações, dada a realidade com a qual se defronta na sociedade.
Dificilmente as situações demandam ou são satisfeitas com soluções lineares, definitivas ou já elaboradas. Pelo contrário, se colocam como desafiadoras de raciocínios, tomadas de decisão, solução de problemas, exigindo flexibilidade, análises por diferentes ângulos, relações, seleções etc.
Portanto, exige uma mudança na postura do professor, articulada com o projeto pedagógico da Instituição frente à demanda exigida pelo momento histórico-social vivido.
Ou seja, práticas pedagógicas que levem em consideração o conhecimento do objeto, o conhecimento dos saberes dos alunos e da didática.

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