sexta-feira, 3 de maio de 2013

Enfrentando problemas

                                                        

       A formação contínua dos professores, é algo muito importante e deveria ser incentivada já no ensino superior, em que os mesmos têm sua formação inicial, porém esta formação não deveria terminar ao fim da graduação; ela precisa ser constante, periódica, obtendo lugar durante toda a carreira profissional do docente, objetivando o desenvolvimento e a melhoria da profissão docente, para lidar melhor com as situações adversas.
      Devemos considerar também as várias dificuldades enfrentadas por estes profissionais que ocorrem praticamente logo após sua formatura, muitas delas perdurando até a aposentadoria destes professores.
       Além da questão salarial, pois já é de nosso conhecimento que o salário dos professores brasileiros é um dos piores do mundo. Além do problema da remuneração, ainda temos outros, tais como:
• Indisciplina e violência dentro da sala de aula, crianças com problemas familiares, comportamentais graves;
• Imposição de métodos pedagógicos ultrapassados;
• Preconceitos sexuais, étnicos e sociais;
• Desmotivação, depressão: o docente, muitas vezes, tem crise de identidade, sentindo-se incompetente para realizar o seu trabalho em função da imagem ruim que a sociedade tem do que é ser professor;
• Condições de trabalho precárias: escolas sem infraestrutura;
• Falta de incentivo para especialização dos docentes no que se refere à educação de crianças portadoras de necessidades especiais, pois o docente geralmente não tem preparo para trabalhar com estas crianças.
       Aos professores sempre é atribuída à culpa quando algo dá errado. Se os alunos são malcriados e fazem muito barulho é o professor que não tem autoridade nem rigidez, se os alunos não aprendem o problema é a incompetência do professor.
     Enfim, estes são apenas alguns obstáculos enfrentados por estes profissionais. Sendo assim, cabe a toda a sociedade, governantes em geral, lançar um novo olhar a estas questões, não podemos culpar, pelo caos da educação brasileira, apenas a falta de recursos financeiros, mas devemos também nos atentar a uma modificação estrutural, que começa nos cursos que formam professores se estendendo a todos os problemas enfrentados por tais profissionais.

Um comentário:

  1. É isso mesmo Bianca,

    como disse a professora Roberta: "todos querem bons professores, mas não querem ser professores".


    Muito bom o texto!

    ResponderExcluir

Olá! seja bem vindo à feira de saberes, pode chegar meu amigo, tá fresquinho!!!