A melhoria da qualidade de ensino
está intrinsecamente relacionada a um processo de avaliação interno e externo
da instituição de educação superior. Existem várias dimensões e aspectos
envolvidos no processo de avaliação, visando a melhoria da qualidade de ensino
dessas instituições, e dentre elas, destacam-se os docentes, tendo em vista o
compromisso com a aprendizagem e desenvolvimentos dos alunos.
Nesse
contexto, a importância e influência dos docentes na qualidade da educação
superior são significativas e essenciais, pois a forma como os mesmos planejam
suas aulas, que métodos utilizam, como se relacionam com os acadêmicos, como
avaliam, entre outros, é que irar proporcionar um melhor desempenho dos alunos
e seguramente uma melhor classificação no índice de qualidade da instituição a que pertencem.
Segundo
Marcos Masetto (1998, p.11) sobre a exigência da capacitação docente no ensino
superior, afirma: só recentemente os professores universitários começaram a se
conscientizar de que a docência, como a pesquisa e o exercício de qualquer
profissão, exige capacitação própria e especifica. O exercício docente no
ensino superior exige competências especificas que não se restringem a ter um
diploma de bacharel ou mesmo de mestre ou doutor, ou ainda o exercício de uma
profissão.
Portanto,
o trabalho docente não pode se pautar somente no conhecimento apresentado pelo conteúdo
ministrado, pois a função docente envolve um conjunto de atividades, não
focando somente nas tarefas de ministrar aulas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá! seja bem vindo à feira de saberes, pode chegar meu amigo, tá fresquinho!!!