sábado, 11 de maio de 2013

Formação de professores


               A melhoria da qualidade de ensino está intrinsecamente relacionada a um processo de avaliação interno e externo da instituição de educação superior. Existem várias dimensões e aspectos envolvidos no processo de avaliação, visando a melhoria da qualidade de ensino dessas instituições, e dentre elas, destacam-se os docentes, tendo em vista o compromisso com a aprendizagem e desenvolvimentos dos alunos.
            Nesse contexto, a importância e influência dos docentes na qualidade da educação superior são significativas e essenciais, pois a forma como os mesmos planejam suas aulas, que métodos utilizam, como se relacionam com os acadêmicos, como avaliam, entre outros, é que irar proporcionar um melhor desempenho dos alunos e seguramente uma melhor classificação no índice de  qualidade da instituição a que pertencem.
            Segundo Marcos Masetto (1998, p.11) sobre a exigência da capacitação docente no ensino superior, afirma: só recentemente os professores universitários começaram a se conscientizar de que a docência, como a pesquisa e o exercício de qualquer profissão, exige capacitação própria e especifica. O exercício docente no ensino superior exige competências especificas que não se restringem a ter um diploma de bacharel ou mesmo de mestre ou doutor, ou ainda o exercício de uma profissão.
            Portanto, o trabalho docente não pode se pautar somente no conhecimento apresentado pelo conteúdo ministrado, pois a função docente envolve um conjunto de atividades, não focando somente nas tarefas de ministrar aulas.

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