sábado, 4 de maio de 2013

Do Capítulo I do livro "Didática do Ensino Superior"
Autor: Antonio Carlos Gil
Editora Atlas

Vocês já repararam como os professores sempre utilizam estratégias e procuram seguir uma metodologia no ensino fundamental e no ensino médio? Como você vê essa questão no ensino superior, por exemplo?

Segundo Antonio Carlos Gil, existiu a crença por muito tempo que para ter sucesso como professor de ensino superior bastaria ser bom comunicador e transmitir sólidos conhecimentos. Entretanto, ele precisa mostrar entusiasmo para tornar o clima favorável para a aprendizagem. Além disso, a prática docente requer habilidades pedagógicas pouco desenvolvidas durante sua formação.

Como alguns professores insistem em não reconhecer a importância da didática, mantêm as aulas expositivas e incentivam a memorização pelos alunos. Isto pode ser explicado quando o professor sente-se obrigado a dirigir o processo ou doutrinar os alunos. Paulo Freire classifica este tipo de educação como uma "transferência bancária".

Numa analogia aos versos de João Cabral de Melo Neto, "um galo sozinho não tece uma manhã; ele precisará sempre de outros galos", ou seja, o ensino fica mais eficaz quando o aluno participa e o professor deixa de ser o condutor central.

Na nossa feira de saberes, o feirante sozinho não vende sequer um abacaxi; ele precisará sempre de muitos clientes e compradores ávidos por frutas fresquinhas!!!!!!!!!!!!

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Olá! seja bem vindo à feira de saberes, pode chegar meu amigo, tá fresquinho!!!