Não é incomum,
em cursos de graduação e/ou profissionalizantes, encontrarmos na mesma sala de
aula, alunos mais jovens na faixa de 20 anos e alunos com mais de 40 anos. Além
das diferenças etárias, também se verifica diversidade no contexto sociocultural
e econômico destes alunos, bem como nas experiências de vida, profissionais e
nas expectativas em relação ao curso, uns buscando a continuidade por meio do
vestibular, outros, atualização para melhoria no desempenho profissional e
outros ainda com o diploma na mão esperam conquistar seu emprego na área de sua
formação.
Durante muito
tempo pensou-se que o adulto tinha menos capacidade de aprendizagem e que está
diminuía com a idade. No entanto, atualmente pode-se afirmar que tal premissa não
procede. Os adultos podem aprender, assim como os jovens, mas o processo de
ensino e de aprendizagem se desenvolve de forma diferenciada, uma vez que o
adulto tem interesses, motivações e necessidades diferentes para aprender, sua
experiência vivenciada permite que o aluno adulto construa, estruture,
inter-relacione e aplique o que aprendeu à vida prática.
Além do mais,
os alunos adultos precisam estar envolvidos no planejamento e avaliação de suas
ações, uma vez que estão mais interessados em tópicos que tem relevância
imediata para seu trabalho ou sua vida pessoal.
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Olá! seja bem vindo à feira de saberes, pode chegar meu amigo, tá fresquinho!!!