ENSAIO SOBRE A EAD – ENSINO A DISTÂNCIA.
Thaís Jordão
Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas.
Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do vôo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o vôo.
Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássarosem vôo. Existem
para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o vôo, isso elas não podem
fazer, porque o vôo já nasce dentro dos pássaros. O vôo não pode ser ensinado.
Só pode ser encorajado.
Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do vôo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o vôo.
Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros
Resumo
O presente ensaio tem como reflexão sobre
a importância do ensino à distância.
Buscando esclarecer como a internet, é
uma ferramenta poderosa para se utilizar e aperfeiçoar os métodos de ensino,
levando em conta, que a utilização da mesma, esta apenas para acrescentar uma
nova dimensão, não desqualificando o ensino presencial. Considerando o contexto
atual da Web 2.0 sendo assim uma das formas de transmissão e informação de
conhecimento de forma mais abrangente e clara.
Desenvolvendo a potencialidade da
informação e do conhecimento, a ainda neste contexto abrangente que se fala em
formação e aprendizagem, na nova era do conhecimento rápido.
Palavras-chave: Educação à distância, ensino, conhecimento.
Abstract
This
essay is to reflect on the importance of distance learning.
Seeking
to explain how the Internet is a powerful tool to utilize and improve teaching
methods, taking into account that the use of the same, this just to add a new
dimension, not disqualifying-face teaching. Considering the current context of
Web 2.0 is thus a form of transmission of knowledge and information in a more
comprehensive and clear.
Developing
the potential of information and knowledge, even in this context abragente
spoken in training and learning in the new era of knowledge fast.
QUANDO E COMO SURGIU O ENSINO A DISTÂNCIA?
A educação à distância, é datada com
inicio do século XIX, mas podemos dizer que antes disso já havia a EAD, com as
cartas de Paulo de Tarso na bíblia onde é possível perceber um professor,
através da pregação.
Paulo de Tarso, ou apostolo São Paulo,
era hebreu e teve em sua infância educação rabina e educação grega. Paulo era
um homem extremamente culto, era seguidor de Rabi Gamaliel, tinha cidadania
romana, junto com seu conhecimento, foi fundamental em sua vida.
Ele se destacava entre os apóstolos de
Jesus, era o pregador mais empenhado em seu propósito, sendo citado até os dias
de hoje como o grande disseminador do Cristianismo através de suas cartas. Foi
através destas cartas que deram a Paulo de Tarso, o título de Professor de EAD.
Paulo escreveu quatorze cartas, que foram
transformadas em livro no Novo Testamento, buscando pregar a palavra de Jesus
Cristo com ensinamentos para as comunidades que visitava, levando sempre o
amor.
Ao lermos as cartas de Paulo podemos
perceber como elas são ricas em detalhes, levando aquelas pessoas a refletirem
sobre as palavras e suas condutas. De forma clara, as palavras dele sempre eram
consultadas pelas comunidades. Fazendo de Paulo fundador da interação socioafetiva
do EAD, fazendo ele o papel de tutor ou monitor, mantendo assim a motivação e
perseverança, é possível perceber que ele alimentava a necessidade afetiva,
social e de atenção como professor.
Deixo claro aqui, que estou apenas
fazendo uma pequena relação entre o que conhecemos como hoje em EAD, mas
podemos dizer que naquele tempo era o mais perto ou provável sobre o
ensinamento à distância.
Mas em registros aceitos no meio
acadêmico como EAD, trata-se de um anuncio em um jornal de Boston nos EUA de 20
de março de 1728 (Litto e Formiga, 2009), enviado pelo professor de taquigrafia
Cauleb Phillips: "Toda pessoa da
região, desejosa de aprender esta arte, pode receber em sua casa várias lições
semanalmente e ser perfeitamente instruída, como as pessoas que vivem em
Boston".
AS FORMAS DE EAD – ENSINO A DISTÂNCIA.
Em 1833, um anúncio publicado em um
jornal da Suécia já se referia sobre o ensino por correspondência. Mas somente
em 1856, foi fundada a primeira escola por correspondência, essa sim destinada
ao ensino de línguas por Charles Toussaint e Gustav Langenscheidt. Em 1891, a Universidade de Wisconsin começou a organizar cursos por correspondência
nos serviços de extensões universitárias, por indicação de seus professores.
Em 1898, uma escola que
ministrava cursos de línguas e cursos comerciais, divulgou seu primeiro curso
por correspondência, dando assim inicio ao famoso Instituto Hermod, pelo
diretor Hans Hermod.
Com o fim da primeira guerra mundial, foram
percebidas novas iniciativas de ensino a distância, a população buscava uma
nova forma de educação, podendo confirmar as palavras de William Harper, escritas em 1886: "Chegará o dia em que o volume da instrução
recebida por correspondência será maior do que o transmitido nas aulas de
nossas academias e escolas; em que o número dos estudantes por correspondência
ultrapassará o dos presenciais." (1886 apud
LOBO NETO, 1998)
Foi preciso que o serviço do correio, se
aperfeiçoa-se, buscando assim agilização nos meios de transportes, portanto
desenvolvendo meios tecnológicos, para a comunicação e da informação, deste
modo mudando o destino da educação a distância.
Em
meados de 1922, a antiga União Soviética criou um sistema de ensino através de
correspondência, que em dois anos foi possível atender 350 mil usuários.
Buscando
novas maneiras de ampliar esses meios de comunicação, iniciou-se o estudo por a
utilização de um novo meio de comunicação, o rádio, que assim entrou também no
ensino formal. O rádio, por sua vez conseguiu grande sucesso em suas
experiências nacionais e internacionais, sendo explorado principalmente na América
Latina nos tão conhecidos programas de educação a distância do Brasil. Ainda
sim, se utilizava o material escrito e o correio para a sua locomoção, como
base para seus cursos.
Com
o surgimento da televisão, foi possível ampliar essas formas de comunicação
através de aulas com o áudio e o videocassete, usando assim as transmissões de
radio e televisão e os videotexto. O Instituto Universal Brasileiro e o
Instituto Monitor foram os progenitores responsáveis pelo Ensino a Distância no
Brasil, pois tinham uma gama de cursos maior, entre eles os de técnico de
eletrônica, secretariado, contabilidade dentre muitos outros. Depois tivemos os
cursos de supletivos, que obteve uma aceitação da população, principalmente as
da classe mais baixa, onde optou por essa formação, mas rápida e eficaz para
aquele momento.
O
computador foi a mais recente descoberta como meio de utilização do ensino a
distância, pois combina a tecnologia de multimeios, que são eles, textos, sons,
imagens, novas ferramentas de aprendizagem, hipertextos, diferentes linguagens,
feedback imediato, programas de tutorias informatizadas, etc.
Percebi o quanto é oportuna a ressalva feita no Ensaio de BELLONI, do ponto de vista da sociologia, “que não há mais como contestar que as diferentes mídias eletrônicas assumem um papel cada vez mais importante
no processo de socialização.” (BELLONI, Maria Luiza. Ensaio Sobre a Educação a
Distância no Brasil in Educação & Sociedade, ano XXIII, nº 78, Abril/2002,
p. 118).
Em 1996, com a nova LDB, o
Brasil conseguiu dar um grande salto na educação à distância, assim podendo se
constituir os primeiros cursos no ensino superior, sendo regulamentado pelo
Ministério da Educação.
O QUE
É EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA.
“Educação a Distância é
uma forma de ensino que possibilita a auto-aprendizagem, com a mediação de
recursos didáticos sistematicamente organizados, apresentados em diferentes
suportes de informação, utilizados isoladamente ou combinados, e veiculados
pelos diversos meios de comunicação” (Decreto 2.494, de 10.02.1998 – artigo I).
Podemos
classificar a Educação à distância como o processo de ensino-aprendizagem,
intercedido por tecnologias, onde se pode perceber que professores e alunos
estão separados de forma temporariamente ou espacial.
Caracteriza-se pelo processo de ensino /
aprendizagem onde é possível perceber que professores e alunos não estão
juntos, fisicamente, mas que podem estar usando meios tecnológicos, conectados
ou interligados, através de meios de comunicação, podendo ser eles o correio, o rádio, a televisão, o vídeo, o CD-ROM, o telefone, o
fax e o mais utilizado hoje em dia a Internet, com aulas telemáticas.
O domínio da expressão
“Ensino a distância” é dada ao papel do mediador, ou seja, o professor. Alguém
que é capaz de ensinar a distância, de passar seu conhecimento de forma que não
precise estar no mesmo lugar dos seus educando.
Pode-se classificar a
educação como presencial, semi-presencial (parte se dar de forma presencial e a
outra em forma a distância ou virtualmente.) e a educação à distância
(caracterizada por ser no campo virtual). A presencial são os cursos regulares,
onde o professor e o aluno se encontram no mesmo espaço, conhecido como sala de
aula. Semi-presencial este pode acontecer uma parte em sala de aula e outra
sendo em ambientes através de tecnologias. Já a educação à distância, pode vim
a ter momentos presenciais, mas é fundamentada com professores e alunos em
ambientes separados, ou em tempo, mas podendo estar ligados através das novas
tecnologias.
A EAD pode ser realizada nos
mesmo níveis que o ensino regular, mas sendo sempre mais adequada para o ensino
de adultos, para aqueles que já obtém uma bagagem de conhecimento, para assim
podendo consolidar a aprendizagem de forma individual. O aluno tem que ser
autodidata, pois não terá um professor para lhe fazer cobranças, ele tem que
ser curioso, questionador, critico, buscar trocar informações e dar sugestões.
O professor ganha um novo
papel no ensino à distância, além de ministrar aulas em todos os níveis
educacionais, na educação à distância ele se torna um intermediário dos saberes
de forma coletiva, ao contrario de um fornecedor direto de conhecimento como se
tem na educação presencial.
A educação a distancia, vêm
mostrando o que deveria ser o foco do processo de ensino e aprendizagem, o
intercâmbio entre todos os que estão envolvidos nesse processo.
AS GERAÇÕES DO ENSINO A DISTÂNCIA.
Podemos em três gerações
descrever o ensino a distância, podendo citar os avanços e recursos
tecnológicos para cada época.
Primeira geração: O ensino
voltado através de cartas, por correspondência, materiais impressos que teve
como inicio o século XIX. Destacando-se no Brasil o Instituto Universal
Brasileiro, que vem atuando a muitos anos nessa modalidade de ensino, no país.
Segunda geração: Os
telecursos ou as teleducação, levando em consideração os recursos dos programas
de rádios e televisão, visando aulas expositivas, fitas de vídeos e materiais
impressos. A comunicação através da mídia áudio visual predominou neste
período. No Brasil o projeto Minerva se destacou em sua difusão pelo país.
Terceira geração: E a geração
da educação a distancia do século XXI, onde os ambientes ficaram mais
interativos, sem a limitação do tempo fixo para o acesso à educação. Podendo a
comunicação ser em tempos diferentes, tendo a todo o momento a interatividade.
Usando todos os meios de comunicação disponíveis, entre eles os chats, fóruns,
wiki, plataformas de ambientes virtuais, assim possibilitando a interação entre
professores e alunos de uma forma multidirecional.
CONCLUSÃO.
Podemos perceber que o EAD tem crescido
muito no Brasil, com a facilidade que é proporcionada, mas deve se levar em
conta que os cursos devem ter profissionais bem qualificados, as estruturas da
sua grade curricular, as bibliotecas, os canais de comunicação e as salas de
aulas virtuais, devem estar preparadas para atender ao publico abrangente,
assim sanando suas dificuldade, proporcionando condições para uma boa formação,
com níveis de exigências que os levem a cursar de forma seria e comprometida.
Não
podemos deixar de acreditar no ensino presencial, pois muitos cursos não tem
como ser feito através de EAD, mas aqueles que podem ser feito de forma
semi-integral têm perfeitas condições de serem oferecidos com uma formação de
qualidade.
Podemos
levar em conta que os alunos que estudam a distância conseguem mostrar que são
pessoas compromissadas, pois estudar a distância requer uma seriedade,
mostrando assim o quanto profissionais qualificados podem ser.
O
processo de mudança na educação à distância não será fácil e nem uniforme.
Precisará de certo tempo, para que em todos os níveis da educação, aceitem essa
nova mudança. Ainda podemos perceber a grande desigualdade econômica, o acesso
ainda é restrito em alguns lugares e ainda existe a restrição de algumas
pessoas que vêem com maus olhos a educação à distância.
Mas
isso ainda se torna normal, pois nem todos estão preparados para a mudança, é
difícil mudar padrões adquiridos ao longo da vida, e muitos não obtém acesso a
esses recursos tecnológicos, somente assim poderão possibilitar o acesso às
novas tecnologias, os professores devem se preparar para a utilização de novas
tecnologias.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.
BELLONI, Maria Luiza. Ensaio Sobre a
Educação a Distância no Brasil in Educação & Sociedade, ano XXIII, nº 78,
Abril/2002, p. 118).
DECRETO
N.º 2.494, DE 10 DE FEVEREIRO DE 1998. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/tvescola/leis/D2494.pdf
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FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Dicionário
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LITTO, Fredric M., FORMIGA, Marcos.Org. Educação a
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LOBO NETO, F. J. da
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1998. Disponível em: < www.intelecto.net/ead_textos/lobo/htm>. Acesso em: 17 maio de 2012.
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LUCENA, Marisa. Um modelo de escola aberta na Internet: kidlink no Brasil. Rio de Janeiro: Brasport, 1997.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO – SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. Referenciais de qualidade para educação
superior à distância. Brasília. NISKIER, Arnaldo. Educação a distância: a tecnologia da esperança; políticas e estratégias
a implantação de um sistema nacional de educação aberta e a distância.
São Paulo: Loyola, 1999.
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Olá! seja bem vindo à feira de saberes, pode chegar meu amigo, tá fresquinho!!!