sábado, 4 de maio de 2013

Autoavaliação



No geral acrescentei muito ao meu conhecimento, principalmente por este curso ser o meu primeiro contato com a área de ensino. A cada módulo que passa percebo uma diminuição na minha ignorância em relação à pedagogia e percebo como é imensa essa área de educação, pois sempre achei que o meu conhecimento e experiência eram suficientes para que eu pudesse lecionar no ensino superior. Hoje, tenho consciência da necessidade de didática.

Nesse módulo foram oferecidos diversos textos e houve muita discussão em sala sobre metodologias. Isso foi muito significativo, pois as discussões entre os alunos que já estão na área, sempre são muito proveitosas.

Tenho notado que a minha participação em discussões sobre os temas apresentados durante as aulas tem aumentado de acordo com a evolução da minha aprendizagem e esta crescendo também o meu interesse em procurar materiais complementares sobre os assuntos discutidos.
  
 

Um comentário:


  1. Autoavaliação do curso de mediação pedagógica:
    No decorrer desse curso observando e captando todas as informações e técnicas ministradas pela professora e colegas de sala, consegui ver o quão é difícil ser professor nos dias de hoje. Mas ao mesmo tempo será muito gratificante se conseguimos atingir os objetivos: Passar os conteúdos de formas claras e objetivas com muita segurança e equilíbrio.
    Dessa forma devemos fazer o possível para entender e conhecer a cada aluno, entretanto, não será uma tarefa fácil. Com o tempo de convivência entre ambas as partes poderão se conhecer melhor, mas é impossível conhecê-los totalmente.
    O professor deverá interagir com muito cuidado e dedicação para então conquistar a confiança dos mesmos, respeitando assim as individualidades de cada um. A meu ver só assim, conseguiremos ministrar as aulas com clareza e muita didática para haver o aproveitamento adequado ao curso que estará sendo aplicado.
    Para que o ensino se torne eficaz o professor deverá sempre buscar conhecimentos sobre os antecedentes dos alunos e familiares, pois a partir de informações relacionadas ao meio em que convivem na sociedade, facilitando à interação do aluno e professor a motivação da personalidade.
    Deixando espaço para que eles exponham suas ideias, mas sem perder o foco, de modo que se sinta parte integrante no contexto. Mas o professor terá que saber o exato momento para interromper ou cortar a discussão com muito cuidado, utilizando palavras com coerência e determinação.
    Eu sei que ainda preciso aprender muito, pois esse é somente o começo de uma longa jornada que terei pela frente para então, realizar esse grande sonho que almejo desde criança. Peço desculpas a minha professora pela minha dificuldade em expressar e demonstrar meu conhecimento em relação aos assuntos abordados.

    ResponderExcluir

Olá! seja bem vindo à feira de saberes, pode chegar meu amigo, tá fresquinho!!!