sábado, 4 de maio de 2013


Ensinando Professores a Brincar
Se estamos convencidos de que o brincar facilita a aprendizagem, é preciso que o docente goste de brincar. Professores que saibam brincar são indispensáveis para o êxito deste empreendimento. Há necessidade de uma mudança no que se refere à atitude do professor frente à situação de ensino-aprendizagem.
Os professores não estão ainda convencidos de que os jogos são fatores de ativação e estruturação das relações humanas, contribuindo para o estabelecimento da comunicação dos alunos entre si e com os professores.
O brincar, exigindo atividade pessoal, permite uma prospecção para o futuro, convidando a criança a explorar todas as suas possibilidades e não somente as propostas pelos adultos.
É fundamental que o adulto respeite as características da criança em cada situação, considerando sua capacidade, idade emocional e fase de desenvolvimento (Winnicott, 1975).
O simples dividir da experiência lúdica entre adultos e crianças faria praticamente desaparecer a relação de poder existente entre eles. (Jacquim, apud Marcelino, 1990). No brincar pais e educadores não são mais os mestres onipotentes, pois obedecem às mesmas regras que a criança.
Estabelecidas as regras do jogo, o processo educacional estará baseado na liberdade, não em ameaças, castigos e humilhações. A educação pode ser proposta e vivida como uma grande aventura (Dallari), 1986, apud Marcelino, 1990). "É o prazer de estudar, de investigar, de perguntar que faz da educação uma coisa bonita, gostosa, brinquedo, feito empinar pipa" (Alves, 1984, p.191).

Um comentário:

  1. Comprar alguma coisa na feira!? Sempre que vamos a feira acabamos comprando alguma coisa, nem que seja um simples pastel ou até um caldo de cana, Então venha até a nossa feira, escolha seu item e adquira um pouco mais de conhecimento.

    ResponderExcluir

Olá! seja bem vindo à feira de saberes, pode chegar meu amigo, tá fresquinho!!!