quinta-feira, 2 de maio de 2013

OLHAR DIGITAL!

 Dei o nome a esta obra abaixo de: "Estou de olho em você",
Olhar Digital foi o nome da exposição como um  todo, e fala de arte,
das construções e desconstruções do ser enquanto aprendiz...
Só para exemplificar!
Este é o desenho original com lápis de cor.
Este foi o desenho modificado no Photoshop com todas as ferramentas de desenho,
e depois impressa no Canvas (espécie de tecido coberto com uma imprimatura que
segura a tinta),  suporte usado pelos artistas para pintura.

Inverti processos, recriei suportes, brinquei com todas as possibilidades que a
tecnologia colocou ao meu alcance. Espero que aproveitem...

Pois bem! Quem vai querer levar uma imagem digital fresquinha? Acabou de sair do Photoshop??? 
Em 1910 o chamado era outro, o lambe-lambe invadia a praça aos domingos para registrar os futuros esposos na volta da missa matinal... Falamos de apenas 100 anos e tanta coisa já mudou. Minha última aventura ficou registrada numa exposição de arte com intervenção digital, muitos suportes e muitas imagens trabalhadas. Durante a exposição que durou 35 dias, tivemos debates, mesas redondas, oficinas e aprendemos muito uns com os outros.
Nesta exposição discuti as possibilidades do suporte que podemos usar atualmente, a projeção de imagens e onde isso pode ser feito (veja que até o castelo de Disney já adotou a tecnologia, se renderam, quem diria...), pois foi uma experiência desta que topei fazer (projetamos o interior da galeria nos prédios do entorno), dois anos de pesquisa com minhas próprias imagens, outras que "roubei" com a concordância do dono e transformei em outras e corri para uma nova dimensão, que diga-se de passagem, não tem volta... E não terá jamais, o mundo é outro, recheado de idéias, criaturas criativas e inventivas, produtos que servem a essas criaturas e são, com elas, que nós professores vamos trabalhar. Como podemos diante de tal realidade vendar nossos olhos? Recuar? Andar de costas com medo do que vem pela frente? A educação já é outra há muito tempo, velhos discursos, velhas práticas, velhas amarras que vão ficar no cais, distante dos novos sujeitos, que partem na viagem do saber, construtores de si mesmos em tantos EADs (que, se podem aprender a montar uma bomba de alta periculosidade pela assistência tecnológica, sozinhos,  podem muito bem transformar esse conhecimento em frutos positivos e úteis para a sociedade, é questão de mediação).
Pensando neste novo mundo dos Iphones, Ipads, Itudo... E nestas novas pessoas, ousei... E aqui vou deixar um link para vocês darem uma voltinha na integra da exposição, se quiserem podem perguntar à vontade sobre tudo que precisarem, foi uma grande noite, grandes amigos e muitas perguntas por todos os lados. É só clicar no link abaixo e seja muito bem vindo!





4 comentários:

  1. muito legal a proposta! parabéns Titina!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada meu amigo Muhammad Baker, sei que seu comentário reúne outros saberes, pois você é um dos grandes profissionais da fotografia, sabe como é o nosso raciocínio, a visão, o corte, a criação em cores ou preto e branco, conhece de perto a multiplicidade dos olhares dos diversos profissionais e o quanto é inimaginável a quantidade de propostas na área da educação pelo olhar e pelo fazer. Minha reverência à você!

      Excluir
  2. Que maravilha Titina, te admiro muito pelo seu saber no mundo da arte que deus te guie sempre bjs!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha amiga e companheira de estudos Emília! Nossos saberres estão apenas em campos diferentes, eu tenho objetos artísticos e você tem as Leis que regem nossa conduta ética social. Deus nos guie! Sempre para que não percamos o foco de sermos sempre professores envolvidos e compromissados com o aprender mútuo, com o foco no sujeito a quem temos como objetivo maior. Uma vez professor... Não há volta... Estaremos sempre em busca de saberes e de ferramentas para espalhar estes saberes. Acredito ser essa a mágica do ensinar! Obrigada pela sua admiração e saiba que é mútua, mas dá cá esta sua sacola que já deve estar pesando com tantos saberes aí dentro, eu acompanho você até a nossa barraca das tecnologias!

      Excluir

Olá! seja bem vindo à feira de saberes, pode chegar meu amigo, tá fresquinho!!!